Descrição
Palestrante: Rogério Castelo Branco
Carga Horária: 8 horas / aula.
DATAS E HORÁRIOS A SEREM AGENDADOS DIRETO COM O PROFESSOR APÓS A INSCRIÇÃO.
Plataforma de Acesso: Zoom
Meio de Acesso: Será enviado um link para o e-mail de cadastro com 24 horas de antecedência.
PARTICIPAÇÃO DE ATÉ 2 (Duas) PESSOAS.
Conteúdo programático:
PRINCÍPIOS BÁSICOS DO FOMENTO COMERCIAL.
– O Factoring, sua evolução e tendências.
– Factoring, FIDC´s, Securitizadoras, ESC’s e FINTECHS? Quem é quem no mercado, Prós e Contras.
– O Plano de negócios e a Análise de viabilidade econômica e mercadológica.
– As despesas fixas e variáveis.
– O cálculo do ponto de equilíbrio e a composição do fator de compra.
MERCADO E PROSPECÇÃO DE CLIENTES.
– A Definição do público-alvo.
– O Perfil do Cliente que vende seus recebíveis.
– Conceito e operacionalização de Produtos e Serviços a serem comercializados na factoring.
– Meios de prospecção de clientes.
– O relacionamento com o cliente de factoring.
ANÁLISE E CONCESSÃO DE CRÉDITO.
– A combinação de visitas e análise técnica na concessão de crédito.
– Os Pilares da concessão de crédito na Empresa de Factoring.
– A Análise Cadastral nos bureaux de crédito e nas fontes de informações.
– O Estabelecimento dos limites operacionais.
– A Classificação de Riscos e o Score.
– A Formalização do relacionamento Factoring x Empresa-Cliente.
A OPERACIONALIZAÇÃO DO FACTORING.
– A análise de sacados e títulos de crédito.
– Fluxo de Tarefas e rotinas operacionais.
– Operações atípicas – Quando e como realizá-las.
– Tolerâncias operacionais – Até onde podemos chegar?
– Apuração de resultados financeiros e operacionais.
Metodologia:
O Palestrante irá compatibilizar teoria e prática, esclarecendo todas as particularidades do setor, desmitificando aspectos que por ventura possam parecer estranhos aos iniciantes, sejam empresários ou colaboradores.
Irá compartilhar seus “cases” (bons e ruins) para que todos conheçam de fato os prós e contras do fomento comercial.
Resultados esperados do treinamento para seus participantes:
1) Introduzir profissionais, empreendedores e interessados no mercado de fomento comercial, desmistificando a atividade sob aspectos
2) Consolidar uma base consistente de informações para a tomada de decisões de possíveis empreendedores no setor.
3) Fornecer a introdução necessária aos profissionais que vão ingressar no setor.
4) Fornecer base de conhecimento da gestão profissionalizada de uma empresa de factoring. positivos e negativos.
Material de apoio ao aluno: Após o treinamento serão enviados por e-mail vários modelos de contrato, planilhas de cálculo, formulários, notificações, em formato editável para utilização em sua empresa.