Descrição
Palestrante: Rogério Castelo Branco
Datas e Horários: 15 e 16/01/2025 – das 09:00hs às 13:00hs com 10 minutos de intervalo.
Meio de Transmissão: VIA ZOOM AO VIVO
Meio de Acesso ao Curso: Um link será enviado com 24 horas de antecedência para o email cadastrado na inscrição.
Exemplos de operações realizadas com ERP WBA, PLATAFORMA CRDC e BIG DATA VADU.
Conteúdo programático:
PRINCÍPIOS BÁSICOS DO FOMENTO COMERCIAL.
– A gestão e compra de recebíveis, sua evolução e tendências.
– Factoring, FIDC´s, Securitizadoras, ESC’s e FINTECHS? Quem é quem no mercado, Prós e Contras.
– O Plano de negócios e a Análise de viabilidade econômica e mercadológica.
– As despesas fixas e variáveis.
– O cálculo do ponto de equilíbrio e a composição da taxa de antecipação.
MERCADO E PROSPECÇÃO DE CLIENTES.
– A Definição do público-alvo.
– O Perfil do Cliente que vende seus recebíveis.
– Conceito e operacionalização de Produtos e Serviços a serem comercializados na fomentadora.
– Meios de prospecção de clientes.
– O relacionamento com o cliente.
ANÁLISE E CONCESSÃO DE CRÉDITO.
– A combinação de visitas e análise técnica na concessão de crédito.
– Os Pilares da concessão de crédito na Empresa Fomentadora.
– A Análise Cadastral nos bureaux de crédito e nas fontes de informações.
– O Estabelecimento dos limites operacionais.
– A Classificação de Riscos e o Score.
– A Formalização do relacionamento Fomentadora x Empresa-Cliente.
A OPERACIONALIZAÇÃO DA EMPRESA FOMENTADORA.
– A análise de sacados e títulos de crédito.
– Fluxo de Tarefas e rotinas operacionais.
– Operações atípicas – Quando e como realizá-las.
– Tolerâncias operacionais – Até onde podemos chegar?
– Apuração de resultados financeiros e operacionais dentro de cada modelo de negócio.
Metodologia:
O Palestrante irá compatibilizar teoria e prática, esclarecendo todas as particularidades do setor, desmitificando aspectos que por ventura possam parecer estranhos aos iniciantes, sejam empresários ou colaboradores.
Irá compartilhar seus “cases” (bons e ruins) para que todos conheçam de fato os prós e contras do setor de fomento comercial.
Resultados esperados do treinamento para seus participantes:
1) Introduzir profissionais, empreendedores e interessados no mercado de fomento comercial, desmistificando a atividade sob vários aspectos.
2) Consolidar uma base consistente de informações para a tomada de decisões de possíveis empreendedores no setor.
3) Fornecer a introdução necessária aos profissionais que vão ingressar no setor.
4) Fornecer base de conhecimento da gestão profissionalizada de uma empresa adquirente de recebíveis, seja uma factoring, Securitizadora, FIDC ou ESC.
Material de apoio ao aluno: Após o treinamento serão enviados vários modelos de cálculos, contratos, formulários, notificações, etc, em formato editável para utilização livre em sua fomentadora.