Descrição
Palestrante: Rogério Castelo Branco
Carga horária: 8 horas/aula – cumpridas em 02 dias
Datas e Horários: Dias 22 e 23/01/2025 – Das 09:00hs às 13:00hs – Intervalo de 10 minutos.
Meio de Transmissão: ZOOM
Meio de Acesso: O link de acesso ao ambiente do curso será enviado com 24 horas de antecedência via E-mail.
Conteúdo Programático:
Módulo 1) Definição e importância do crédito – política de crédito, normas e procedimentos.
– Definição do crédito na empresa de recebíveis e sua importância. (Diferenças entre risco cedente e risco sacado).
– Como estabelecer a política de crédito (Você é conservador, moderado ou arrojado?)
– Como estruturar logicamente a política de crédito de acordo com seu perfil de risco e realidade de mercado.
– Estabelecendo o manual de normas e procedimentos de crédito .
Módulo 2) Análise e concessão de crédito ao cedente ou ao tomador de recursos.
– As tecnologias utilizadas para análise de crédito.
– As visitas de prospecção (e suas alternativas) como instrumento de concessão de crédito.
– Levantamento e checagens de Informações – Fontes de informação sobre o cliente.
– Proposta de Crédito – Finalidade da proposta de crédito.
– Como interpretar os dados das propostas de crédito, os resultados das checagens e das visitas ao proponente.
– Informações positivas e restritivas de Crédito – Fatores que abonam e desabonam o “caráter creditício” de um cliente.
– A Classificação de Riscos. (Rating).
– Quanto, como conceder, e por qual prazo.
– A Formalização do crédito.
– As revisões de crédito.
Módulo 3) Análise e concessão de crédito aos sacados.
– Conhecendo as ferramentas de análise cadastral.
– Analisando a capacidade de pagamento das empresas sacadas.
– O Conceito de concentração de risco e suas referências.
– As confirmações e legitimações dos títulos.
– A Elaboração do check-list operacional.
Módulo 4) Prevenção às fraudes.
– As fraudes mais comuns em nosso mercado.
– As novas tecnologias como instrumentos de prevenção.
– Plataforma BIGDATA VADU – CREDITBOX, ESTEIRA (FLOW), MOTOR DE CRÉDITO e o recém lançado
CREDMAP DIMENSA.
– Alertas que pressupõe fraudes.
– Simulações de comitês de crédito e análises reais de CEDENTES.
OBJETIVOS:
1) Adotar procedimentos de crédito estruturados, sem perder o senso de personalização.
2) Compatibilizar políticas de crédito à eficiência comercial.
3) Prevenir processos de cobrança e aumentar sua eficiência.
4) Reduzir perdas.
5) Aumentar o lucro.
Publico: Investidores, empresários, diretores, executivos, operadores de factoring ou analistas de crédito.
Material de apoio ao aluno: Após o treinamento serão enviados vários de modelos de cálculos, análises, formulários, etc, em formato editável para eventual utilização em sua empresa.