Calma, leitores!!
É só força de expressão!
Quero vocês todos saudáveis, sinceramente!
Refiro-me às “imposições” de metas de resultados que devem ser estabelecidas nas adquirentes de recebíveis.
Coloquei as aspas na palavra imposições porque sei que vivemos outros tempos, onde se prefere utilizar o que se chama de “engajamento”. No meu tempo tínhamos outras “motivações”, tais como família para manter, carreira para conquistar ou somente a auto realização. Mas quem é esse pobre e jurássico velhinho para dar palpite em gestão de pessoas? Deixo isso para quem conhece.
Seja como for, metas são metas e precisam ser atingidas.
Na época em que eu trabalhava no Banco, aquelas desculpas tradicionais eram 100% ignoradas pelos banqueiros:
“O mercado está difícil”.
“Nossa taxa está cara”.
“No concorrente é mais barato”.
“Nosso produto é inferior”.
“O banco não aprova nada”.
Ou batíamos as metas de resultados, ou éramos gentilmente convidados a “cair fora”.
Repito que modelos de gestão para o envolvimento da equipe no atingimento das metas são particulares de empresa para empresa. Sempre recomendo o trabalho de bons gestores de RH para tais tarefas. Definitivamente não é “minha praia”.
Sou um pouco mais, digamos; “raiz”.
O que entendo como sendo determinante para nosso seguimento é que as metas devem ser estabelecidas levando em conta resultados e não somente volumes.
Se fizermos uma continha simples:
Despesa fixa = R$ 100,00
Despesa variável = R$ 80,00
Lucro desejado = R$ 25,00
Faturamento mínimo = R$ 205,00
Meta = Faturamento mínimo dividido pela taxa média aceitável pelo mercado = R$ 205,00 / 3,5% a.m. = R$ 5.857,14.
Eis o volume a ser operado baseado numa meta de resultado em um determinado mês fechado.
Sempre sugiro que as metas sejam estabelecidas levando em conta também o que eu chamo de “R.E.”, ou resultado por eficiência, principalmente se o seu atingimento implicar em bônus ou premiações, tais como PLR por exemplo.
O R.E. nada mais é do que a qualidade da concessão de crédito, ou seja, liquidez, formalização e compliance.
Outro aspecto importante é estabelecer metas de resultado por períodos mínimos de seis meses, pois eventuais impactos momentaneamente negativos podem se reverter e vice-versa.
Como todos podem ver, não é nada fácil atingir metas qualitativas de resultados, (principalmente num mercado competente) e se o seu gestor for um profissional consciente, (acredite) vai estabelecer sempre metas ascendentes.
Haja coração!
Boa sorte!