Descrição
Palestrantes: Rogério Castelo Branco e Paulo Sérgio Galvão.
Carga Horária: 24 horas / aula.
Datas e Horários: 05, 06 e 07/08/2025 – das 09:00hs às 18:00hs.
Local: Rua Apucarana, 513 – Tatuapé – São Paulo.
Conteúdo Programático: Módulos 1 a 5 – Rogério Castelo Branco – Módulos 6, 7 e 8 – Paulo Galvão.
Módulo 1) Conceituação.
– Conceituação de fomento comercial – Doutrina e prática.
– Títulos de crédito.
– Factoring, FIDC´s, Securitizadoras, ESC´s e FIDC´s. Diferenças, particularidades, prós e contras.
– Análise macroeconômica.
– Análise do mercado e da concorrência.
– Fornecedores e prestadores de serviços. (Particularidades).
– As despesas fixas e variáveis.
– O cálculo do ponto de equilíbrio e a composição da precificação (taxa).
– Modalidades de operações doutrinárias e legais.
– Práticas de mercado. (Produtos e operações atípicas).
Módulo 2) Entendendo a rotina de uma empresa adquirente de recebíveis:
– Organograma e Departamentalização.
– Fluxo de tarefas
– A integração departamental e de rotinas.
– Políticas Operacionais do Adquirente de Recebíveis (Crédito e Vendas).
– Público Alvo.
– Produtos e Serviços do Adquirente de Recebíveis.
– Política de crédito
– Operações vetadas.
– Operações sujeitas ao comitê de crédito.
Módulo 3) O Fomento Empresarial e a evolução de sua área comercial.
O que Vendemos?
O que o Cliente Compra?
A Relação do Vendedor com seus Clientes.
Módulo 4) Técnicas de Vendas e Comercialização de Produtos de Crédito.
Pré-Requisitos à boa venda de produtos de crédito;
– Características comportamentais do bom vendedor.
– Características técnicas do bom vendedor.
Vendas Ativas – Outbound Sales – Pré qualificação e prospecção.
Definição do público-alvo. (Baseada na política de crédito da Adquirente).
Os instrumentos de prospecção de novos clientes.
Informações / Pesquisas / Material Necessário.
O Conceito de Valor.
– Valor Agregado X Valor Percebido.
Conhecendo o ambiente competitivo.
Os Objetivos da Visita.
O agendamento da visita.
Os Primeiros Minutos de Contato: Avaliando o prospect.
Descobrindo as necessidades e o que motiva o Cliente.
A apresentação das soluções de crédito.
Vendas Passivas – Inbound Sales – Pré qualificação e prospecção.
Criação de networking e consolidação de relacionamentos.
Lidando com as Objeções.
– Os 5 passos para enfrentar objeções.
Lidando com a concorrência. (Outras empresas de crédito, bancos e financeiras)
O Fechamento.
Módulo 5) O Vendedor de Crédito como intermediador (Gestora / clientes)
Os aspectos técnicos que merecem atenção do vendedor.
O relatório de visitas e sua importância.
O vendedor como membro do comitê de crédito.
Conhecendo os Bureaux de Crédito
– Serasa
– Boa vista
Conhecendo as tecnologias de análise de crédito
– Big Data
– Motores de Crédito
– Inteligência Artificial
– Centrais de Risco
Conhecendo as tecnologias de suporte às vendas.
– CRM – Customer Relationship Manager
– Marketing Digital.
Conhecendo o sistema de Gestão ERP – WBA.
– Módulos de acesso do gerente comercial.
– Alçadas.
– Interpretação de relatórios.
O cliente bom x o cliente ruim.
Onde ceder e onde não ceder.
Como dizer NÃO sem perder o cliente.
Como cobrar sem perder o cliente.
As visitas de manutenção do cliente.
Como avaliar os relatórios de desempenho do cliente.
Controles de vendas, metas e campanhas através de software CRM – Exemplos e Dicas de Follow-Up.
Introdução ao Compliance e atividades de natureza compulsória.
Módulo 6) Técnicas de Negociação e Argumentação
- O que é “Negociação”
- A habilidade de negociar nos resultados do Continental Banco
- Contextos das negociações e suas características
- Tipos de Negociação: competitivas, colaborativas e integrativas
- O processo de persuasão e de indução discreta
- A relação entre planejamento da negociação e o sucesso (dinâmica)
- Como estabelecer objetivos e fixar limites
- Qual o seu perfil de negociador
- A importância da autoconfiança, da empatia e da escuta ativa no processo negocial
- Poder Pessoal e Poder Circunstancial nas negociações
- Tipos de Estratégias: Ofertas (fazer ou receber), matriz de concessões
- Diferenças entre homens e mulheres nas negociações
- Como o prazo e o local influenciam nas negociações. Como usar esses fatores
- Argumentos racionais e emocionais. As lógicas que fundamentam esses argumentos
- Como fortalecer a argumentação
- Requisitos para negociar em equipe. Quando e como se deve negociar em equipe
Módulo 7) Técnicas de Atendimento
- Breve história sobre o início do serviço de atendimento ao cliente
- Clientes internos e externos
- Como estou atendendo? (dinâmica)
- Dimensões do atendimento
- Espectro dos erros
- Evolução das relações com clientes
- Experiência de atendimento
- Fidelização
- Indicadores de monitoramento
- Tipos de indicadores
- Níveis de eficiência x satisfação dos clientes
- O uso das palavras – “A comunicação como pharmakon”
- Principais motivos da insatisfação dos clientes
- Simetria x assimetria no relacionamento
- Valores empresariais do adquirente de recebíveis.
Módulo 8) Exercícios e simulações.
Nos módulos “Técnicas de negociação e argumentação” e Técnicas de Atendimento” serão adotados pressupostos da andragogia, ou seja, trabalhar com o repertório (conceitual e prático) já existente em cada participante.
A aprendizagem será coletiva em ambiente confortável para reflexão, criatividade, diálogo e o questionamento de crenças e comportamentos (paradigmas).
As atividades serão baseadas na realidade do dia a dia dos participantes e de suas necessidades efetivas
Trechos de filmes, exercícios, estudo de casos, serão ferramentas motivacionais para o treinamento
Objetivos:O treinamento tem como objetivos principais:
Preparar o profissional para ingressar comercialmente no mercado de alta competitividade, praticando resiliência e superando dificuldades.
Conciliar as políticas comerciais às políticas de crédito e metas de produção da empresa.
Diminuir riscos de vendas mal realizadas.
Aumentar a competitividade comercial de FIDC´s, Securitizadoras, ESC´s, Factorings e FINTECH´s de crédito.
Metodologia: Aulas expositivas e dialogadas, intercaladas com exercícios e simulações vividas no dia-a-dia dos gerentes comerciais em empresas que comercializem produtos financeiros de crédito, sejam financiamentos, empréstimos ou antecipação de recebíveis.
Simulações de vendas filmadas e reapresentadas para correção de abordagens.
Publico: Profissionais interessados em ingressar na “linha de frente” comercial em Empresas Adquirentes de Recebíveis.