Formação de Gerentes Comerciais Trainees para o setor de recebíveis e crédito (Securitização, FIDC, ESC e Factoring).

R$3.850,00

Dias 05, 06 e 07/08/2025 – das 9:00hs às 18:00hs.

Treinamento dirigido aos profissionais ingressantes no setor de recebíveis.

Com um mercado escasso de bons profissionais da área comercial, desenvolver habilidades de vendas gera muitas oportunidades no setor de recebíveis.

Para a empresa se trata de questão de sobrevivência e grande oportunidade de formar sua equipe “do zero”, de acordo com suas políticas de crédito e produção.

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Descrição

Palestrantes: Rogério Castelo Branco e Paulo Sérgio Galvão.

Carga Horária: 24 horas / aula.
Datas e Horários: 05, 06 e 07/08/2025 – das 09:00hs às 18:00hs.
Local: Rua Apucarana, 513 – Tatuapé – São Paulo.

Conteúdo Programático: Módulos 1 a 5 – Rogério Castelo Branco – Módulos 6, 7 e 8 – Paulo Galvão.

Módulo 1) Conceituação.
– Conceituação de fomento comercial – Doutrina e prática.

– Títulos de crédito.

– Factoring, FIDC´s, Securitizadoras, ESC´s e FIDC´s. Diferenças, particularidades, prós e contras.

– Análise macroeconômica.

– Análise do mercado e da concorrência.

– Fornecedores e prestadores de serviços. (Particularidades).

– As despesas fixas e variáveis.

– O cálculo do ponto de equilíbrio e a composição da precificação (taxa).

– Modalidades de operações doutrinárias e legais.

– Práticas de mercado. (Produtos e operações atípicas).

Módulo 2) Entendendo a rotina de uma empresa adquirente de recebíveis:
– Organograma e Departamentalização.
– Fluxo de tarefas
– A integração departamental e de rotinas.

– Políticas Operacionais do Adquirente de Recebíveis (Crédito e Vendas).
– Público Alvo.

– Produtos e Serviços do Adquirente de Recebíveis.

– Política de crédito
– Operações vetadas.
– Operações sujeitas ao comitê de crédito.

Módulo 3) O Fomento Empresarial e a evolução de sua área comercial.

O que Vendemos?
O que o Cliente Compra?
A Relação do Vendedor com seus Clientes.

Módulo 4) Técnicas de Vendas e Comercialização de Produtos de Crédito.

Pré-Requisitos à boa venda de produtos de crédito;

– Características comportamentais do bom vendedor.

– Características técnicas do bom vendedor.

Vendas Ativas – Outbound Sales – Pré qualificação e prospecção.

Definição do público-alvo. (Baseada na política de crédito da Adquirente).

Os instrumentos de prospecção de novos clientes.

Informações / Pesquisas / Material Necessário.

O Conceito de Valor.

– Valor Agregado X Valor Percebido.

Conhecendo o ambiente competitivo.

Os Objetivos da Visita.

O agendamento da visita.

Os Primeiros Minutos de Contato: Avaliando o prospect.

Descobrindo as necessidades e o que motiva o Cliente.

A apresentação das soluções de crédito.

Vendas Passivas – Inbound Sales – Pré qualificação e prospecção.

Criação de networking e consolidação de relacionamentos.

Lidando com as Objeções.

– Os 5 passos para enfrentar objeções.

Lidando com a concorrência. (Outras empresas de crédito, bancos e financeiras)

O Fechamento.

Módulo 5) O Vendedor de Crédito como intermediador (Gestora / clientes)

Os aspectos técnicos que merecem atenção do vendedor.
O relatório de visitas e sua importância.
O vendedor como membro do comitê de crédito.

Conhecendo os Bureaux de Crédito

– Serasa

– Boa vista

Conhecendo as tecnologias de análise de crédito

– Big Data

– Motores de Crédito

– Inteligência Artificial

– Centrais de Risco

Conhecendo as tecnologias de suporte às vendas.

– CRM – Customer Relationship Manager

– Marketing Digital.

Conhecendo o sistema de Gestão ERP – WBA.

– Módulos de acesso do gerente comercial.

– Alçadas.

– Interpretação de relatórios.
O cliente bom x o cliente ruim.
Onde ceder e onde não ceder.
Como dizer NÃO sem perder o cliente.
Como cobrar sem perder o cliente.
As visitas de manutenção do cliente.

Como avaliar os relatórios de desempenho do cliente.
Controles de vendas, metas e campanhas através de software CRM – Exemplos e Dicas de Follow-Up.

Introdução ao Compliance e atividades de natureza compulsória.

Módulo 6) Técnicas de Negociação e Argumentação

  • O que é “Negociação”
  • A habilidade de negociar nos resultados do Continental Banco
  • Contextos das negociações e suas características
  • Tipos de Negociação: competitivas, colaborativas e integrativas
  • O processo de persuasão e de indução discreta
  • A relação entre planejamento da negociação e o sucesso (dinâmica)
  • Como estabelecer objetivos e fixar limites
  • Qual o seu perfil de negociador
  • A importância da autoconfiança, da empatia e da escuta ativa no processo negocial
  • Poder Pessoal e Poder Circunstancial nas negociações
  • Tipos de Estratégias: Ofertas (fazer ou receber), matriz de concessões
  • Diferenças entre homens e mulheres nas negociações
  • Como o prazo e o local influenciam nas negociações. Como usar esses fatores
  • Argumentos racionais e emocionais. As lógicas que fundamentam esses argumentos
  • Como fortalecer a argumentação
  • Requisitos para negociar em equipe. Quando e como se deve negociar em equipe

 Módulo 7) Técnicas de Atendimento

  • Breve história sobre o início do serviço de atendimento ao cliente
  • Clientes internos e externos
  • Como estou atendendo? (dinâmica)
  • Dimensões do atendimento
  • Espectro dos erros
  • Evolução das relações com clientes
  • Experiência de atendimento
  • Fidelização
  • Indicadores de monitoramento
  • Tipos de indicadores
  • Níveis de eficiência x satisfação dos clientes
  • O uso das palavras – “A comunicação como pharmakon
  • Principais motivos da insatisfação dos clientes
  • Simetria x assimetria no relacionamento
  • Valores empresariais do adquirente de recebíveis.

Módulo 8) Exercícios e simulações.

Nos módulos “Técnicas de negociação e argumentação” e Técnicas de Atendimento” serão adotados pressupostos da andragogia, ou seja, trabalhar com o repertório (conceitual e prático) já existente em cada participante.

A aprendizagem será coletiva em ambiente confortável para reflexão, criatividade, diálogo e o questionamento de crenças e comportamentos (paradigmas).

As atividades serão baseadas na realidade do dia a dia dos participantes e de suas necessidades efetivas

Trechos de filmes, exercícios, estudo de casos, serão ferramentas motivacionais para o treinamento

Objetivos:O treinamento tem como objetivos principais:
Preparar o profissional para ingressar comercialmente no mercado de alta competitividade, praticando resiliência e superando dificuldades.
Conciliar as políticas comerciais às políticas de crédito e metas de produção da empresa.
Diminuir riscos de vendas mal realizadas.
Aumentar a competitividade comercial de FIDC´s, Securitizadoras, ESC´s, Factorings e FINTECH´s de crédito.

Metodologia: Aulas expositivas e dialogadas, intercaladas com exercícios e simulações vividas no dia-a-dia dos gerentes comerciais em empresas que comercializem produtos financeiros de crédito, sejam financiamentos, empréstimos ou antecipação de recebíveis.
Simulações de vendas filmadas e reapresentadas para correção de abordagens.

Publico: Profissionais interessados em ingressar na “linha de frente” comercial em Empresas Adquirentes de Recebíveis.

Informação adicional

Datas05/08/2025 à 07/08/2025

Formação de Gerentes Comerciais Trainees para o setor de recebíveis e crédito (Securitização, FIDC, ESC e Factoring).

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