Longe de querer me intrometer nos assuntos do meu colega Ubiratan Lima, cuja coluna nessa revista trazem sempre matérias cirúrgicas, precisas e impecáveis, atrevo-me a alertar aos profissionais do crédito sobre a importância em manterem-se atualizados sobre toda e qualquer notícia acerca de economia e política.
Costumo dizer que a análise de crédito não é uma ciência exata, e que seu sucesso ou fracasso estão intimamente ligados à capacidade (ou incapacidade) de adaptação de seus profissionais.
Tal adaptação pressupõe estar MUITO BEM informado acerca das tendências econômicas e políticas.
Ouso afirmar que de 20% a 30% do tempo do trabalho do profissional de crédito deve necessariamente ser destinado à leitura e acompanhamento de economia e política, pois disso depende o sucesso de suas decisões diárias.
Determinadas circunstâncias podem exercer influência num sentido mais ou menos conservador, variando de acordo com as avaliações dos profissionais de mercado, das fontes de notícias e das críticas do próprio analista de crédito.
Por exemplo, temos percebido ultimamente um certo aumento nos índices de inadimplência, seja das pessoas físicas ou jurídicas. É certo que as origens desta inadimplência têm ligação direta com os cenários econômico e político pelos quais o país (e o mundo) atravessa.
Será que esses cenários já não poderiam ser “previstos” com certa antecedência?
De novo, não é assunto de meu domínio, portanto prefiro não opinar. Mas se tivéssemos lido com atenção somente à coluna do meu colega Ubiratan, muito do que está acontecendo hoje já “estava escrito” há meses em suas matérias. Bastava ter o mesmo olhar crítico e investigativo que temos para analisar um novo cliente.
Além das colunas, matérias e notícias importantes da própria INFOCREDI360, sugiro ao analista de crédito que se mantenha atualizado com questões de ordem política (sim, eu entendo, é chato), que são de suma importância para a qualidade de nossas decisões.
Fontes importantes de informação são o site do Bacen (com sua agenda BC#), Blogs, Vlogs e Colunas de consultorias renomadas.
Tome cuidado, porém, com fontes de informação com viés político-ideológico, pois invariavelmente a ideologia pode vir a sobrepor os fatos.
No mais, lembrem-se que nossos processos devem ter como principal característica sua capacidade de readequação ininterrupta, pois os cenários econômico e político são dinâmicos e voláteis, exigindo de nós atualização permanente.
Boa sorte!